top of page

O que fazer em Curitiba? Vamos te contar!

  • adm
  • 2 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 10 de abr. de 2021

A capital paranaense é um encanto no Sul do Brasil. Ao longo dos anos, tornou-se um grande centro turístico e uma das cidades mais bem planejadas do mundo, não é atoa que foi apelidada de Cidade Modelo!

Vamos mostrar para você lugares que são parada obrigatória, bora?!


Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Para começarmos nossa lista, não poderíamos de deixar de fora o Jardim Botânico de Curitiba. Fundado em 1991, o Jardim Botânico Francisca Richbieter possui uma área de aproximadamente 278.000 m², que inclui um bosque de Mata Atlântica totalmente preservado. O jardim do foi inspirado nos mais renomados jardins da França, com vários traços retos e contornos modernos, além de possuir um lindo jogo de cores proporcionado pelas flores.

A principal atração é a estufa, que está na imagem abaixo. Nela, existem diversas espécies de vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito.


Jardim Botânico de Curitiba
Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba

Jardim das Sensações

Inaugurado em dezembro de 2008, o Jardim das Sensações é um espaço delimitado por cerca viva, onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não.


Espaço Cultural Frans Krajcberg

Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, todas elas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. Há também exposição de fotos tiradas pelo próprio escultor, venda de livros relacionados ao artista e a possibilidade de visitas monitoradas. A principal finalidade do espaço é, de acordo com Krajcberg, a conscientização ambiental.



Horário de funcionamento: das 06h às 18h, todos os dias.


Entrada: gratuita.


Museu Oscar Niemeyer

Conhecido também como Museu do Olho (devido ao seu formato), o Museu Oscar Niemeyer esbanja uma fusão de arquitetura e arte. O prédio inicialmente foi desenhado em 1967 por Niemeyer, para servir como Instituto de Educação. Anos depois, o prédio passou por uma reforma e ganhou um novo anexo, o famoso "olho", assumindo assim sua posição de museu na capital paranaense.


Museu do Olho, Curitiba
O famoso "olho" projetado por Oscar Niemeyer. Foto: Wikimédia

Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 10h até às 18h.


Entrada: R$20 reais a inteira, R$10 reais a meia.


Memorial Ucraniano

Localizado dentro do Parque Tingui, o Memorial Ucraniano foi inaugurado em 1995, em homenagem à imigração ucraniana para a região no século XIX. Estima-se que até 1914 cerca de 45 mil imigrantes ucranianos tenham chegado ao Paraná. O monumento principal do Memorial é a réplica da igreja ucraniana de São Miguel, na Serra do Tigre (município de Mallet), uma das mais antigas do país.


O Memorial possui um palco e uma pêssanka gigante, feita pelo artista Jorge Seratiuk. Manifestações folclóricas e festas típicas da etnia acontecem com apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da comunidade ucraniana: a Bênção dos Alimentos (no Sábado de Aleluia), a Festa Nacional da Ucrânia (em agosto), a Festa da Colheita (em outubro) e a Festa de São Nicolau (em novembro).





Horário de funcionamento: 10h às 18h (3ª feira a domingo)


Entrada: gratuita.


Palácio Avenida

A edificação, construída a partir de 1927 e inaugurada em 1929, foi erguida pelo imigrante e empresário sírio-libanês Feres Merhy, com projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse.

Ao longo de sua história, o imponente complexo de cerca de 18 mil metros quadrados, abrigou escritórios, lojas, cafés (como o folclórico Café Guairacá) e o Cine Avenida, uma das primeiras salas de exibição da capital paranaense.


Ao longo do tempo, o edifício pertenceu a alguns bancos. O primeiro a comprar o imóvel foi o Banco Bamerindus, que iniciou sua reforma, reconstruindo a parte interna e restaurando toda sua fachada original. Em 5 de março de 1991, foi reinaugurado para ser a sede do banco. Alguns anos depois, o Banco Bamerindus foi extinto. O prédio então, foi vendido para a HSBC Brasil, permanecendo até 2016. Naquele ano, a subsidiária brasileira foi vendida para o Bradesco, que é o atual dono e utiliza o palácio como sede na capital curitibana.


Palácio Avenida/Curitiba
Palácio Avenida decorado para o Natal de 2020. Foto: Ricardo Marajó/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba


Mercado Municipal de Curitiba

Fundado em 02 de agosto de 1958, o Mercado Municipal de Curitiba é o principal e mais tradicional endereço para compras de Curitiba. Nas bancas de hortigranjeiros, nas lojas de delicatessens e setor orgânico, o consumidor encontra produtos como: bebidas, queijos e vinhos de diversas procedências, ervas medicinais, temperos e especiarias, iguarias, conservas, pescados, embutidos, carnes exóticas e com cortes especiais.


Mercado Municipal de Curitiba
Lojas do Mercado. Foto: Daniel Castellano/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba

Além também de produtos de decoração, utensílios domésticos, produtos de limpeza, armarinhos, presentes, entre outros. Pode-se curtir momentos agradáveis nos restaurantes étnicos na praça da alimentação, onde é ponto de encontro dos curitibanos de diversas gerações e ainda, participar de eventos realizados regularmente dentro do Mercado.


Mercado Municipal de Curitiba
Fachada do Mercado Municipal. Foto: Luiz Costa/Secretaria Municipal de Comunicação Social de Curitiba

Horário de funcionamento: Terça a sábado: 8h às 18h / Domingo: 8h às 13h (restaurantes até 15h com entrada pela Rua da Paz) / Segunda: Fechado

Fonte: Wikipédia/ Secretaria de Cultua de Curitiba/ Museu Oscar Niemeyer/ Mercado Municipal de Curitiba

1件のコメント


Jherlley Bazon
Jherlley Bazon
2021年3月30日

Muuuito bom!! vou viajar pra lá daqui uns dias e a matéria ajudou muito! Obrigado!

いいね!

pesquisa de hotéis

bottom of page